Qual o Papel do Coaching dentro de uma Empresa?

0 Partilhas

Como motivar seu colaborador para alcançar os seus objetivos. 

O mundo empresarial é cada vez mais competitivo, sendo extremamente difícil obter um lugar de destaque. Neste contexto, as organizações apostam – e bem – no seu capital humano como garantia de diferenciação no mercado.

É aqui que entra o coaching!

Papel Do Coaching Dentro De Uma Empresa
Papel Do Coaching Dentro De Uma Empresa

O coaching dentro de empresa é mais do que uma moda, é hoje uma tendência em sustentado crescimento.

Porque é que isto acontece?

Como sabes, o papel do coaching é contribuir para a melhoria do desempenho nos mais variados níveis. Em termos empresariais, o coaching nas organizações procura melhorar a performance não só da empresa como também dos próprios colaboradores.

Mas vamos por partes.

Na tua vida profissional provavelmente já experimentaste uma sensação de estagnação. Já sentiste que chegaste a um determinado patamar e não passas daí. E, pior do que tudo, já tiveste a sensação de que não tens ideias nem energia para reverter o quadro.

Se já passaste por isso, decerto que te sentiste extremamente frustrado. Agora multiplica essa frustração pela pressão que se vive actualmente no mundo empresarial.

Terrível, não é?

Se és empregador lamento informar-te que também terás problemas: funcionários infelizes ficam desmotivados e a organização sofre com isso. Isso representa menos valor para o teu negócio.

Agora as boas notícias: é possível combater tudo isso com o coaching dentro de empresa, beneficiando organizações e colaboradores.

No fim de contas, uma empresa produtiva precisa de colaboradores empenhados e participativos.

Papel do coaching 

O coaching empresarial identifica pontos fortes e pontos de melhoria, podendo também auxiliar mudanças de comportamento pessoal e organizacional.

Além disso, ajuda a alinhar a missão da empresa com os objectivos dos trabalhadores, aumentando deste modo a sua motivação.

Aliás, é sobretudo por essa razão que as empresas contratam um coach.

É que hoje, mais do que um salário, os trabalhadores buscam realização e só a conseguem caso se sintam motivados. Só as empresas que compreendem isso se conseguem posicionar na linha da frente.

Papel Do Coaching Dentro De Uma Empresa
Papel Do Coaching Dentro De Uma Empresa

Coaching nas organizações – benefícios

Quais são então os resultados de um processo de coaching no seio de uma empresa?

O primeiro e mais óbvio é que os colaboradores se sentirem mais felizes. O que aliás é lógico: se se identificam com a missão da empresa o trabalho faz sentido para eles. Logo passam a trabalhar com muito mais motivação.

O segundo, que decorre do primeiro, é que o ambiente de trabalho melhora bastante. O que tem como consequência imediata mais motivação e empenho.

O terceiro, mas não menos importante, é que as capacidades de liderança são reforçadas, promovendo a melhoria do relacionamento organizacional.

Uma empresa com estas características é sem dúvida uma forte candidata à liderança no seu nicho de mercado. E é com empresas líderes que se estrutura um tecido produtivo robusto.

Ganha a empresa, ganham os colaboradores, ganha a economia como um todo.

Tudo isto recorrendo, a ferramentas elementares de  Coaching como uma Roda da Vida ou o perfil comportamental ou a identificação e alteração de crenças limitadoras…

Algumas dessas ferramentas avaliam a satisfação do coachee em cada área da sua vida; outras identificam  comportamentos dominantes. O princípio básico é o de mudar crenças limitadoras que os impedem de atingir melhores resultados e transformar as suas realizações.

Mas não te esqueças de que não há milagres.

Este processo envolve uma importante componente do coachee como apoio ao processo. O Coach oferece importantes 50% da garantia de sucesso do processo.

O Coach é apenas o guia para a mudança, não o seu autor.

E tu, o que tens feito para mudar a tua realidade da tua organização?

Grande Abraço,

Eduardo Torgal.