
16 Jan Qual o Papel do Coaching dentro de uma Empresa?
Como motivar seu colaborador para alcançar os seus objetivos.
O mundo empresarial é cada vez mais competitivo, sendo extremamente difícil obter um lugar de destaque. Neste contexto, as organizações apostam – e bem – no seu capital humano como garantia de diferenciação no mercado.
É aqui que entra o coaching!
O coaching dentro de empresa é mais do que uma moda, é hoje uma tendência em sustentado crescimento.
Porque é que isto acontece?
Como sabes, o papel do coaching é contribuir para a melhoria do desempenho nos mais variados níveis. Em termos empresariais, o coaching nas organizações procura melhorar a performance não só da empresa como também dos próprios colaboradores.
Mas vamos por partes.
Na tua vida profissional provavelmente já experimentaste uma sensação de estagnação. Já sentiste que chegaste a um determinado patamar e não passas daí. E, pior do que tudo, já tiveste a sensação de que não tens ideias nem energia para reverter o quadro.
Se já passaste por isso, decerto que te sentiste extremamente frustrado. Agora multiplica essa frustração pela pressão que se vive actualmente no mundo empresarial.
Terrível, não é?
Se és empregador lamento informar-te que também terás problemas: funcionários infelizes ficam desmotivados e a organização sofre com isso. Isso representa menos valor para o teu negócio.
Agora as boas notícias: é possível combater tudo isso com o coaching dentro de empresa, beneficiando organizações e colaboradores.
No fim de contas, uma empresa produtiva precisa de colaboradores empenhados e participativos.
Papel do coaching
O coaching empresarial identifica pontos fortes e pontos de melhoria, podendo também auxiliar mudanças de comportamento pessoal e organizacional.
Além disso, ajuda a alinhar a missão da empresa com os objectivos dos trabalhadores, aumentando deste modo a sua motivação.
Aliás, é sobretudo por essa razão que as empresas contratam um coach.
É que hoje, mais do que um salário, os trabalhadores buscam realização e só a conseguem caso se sintam motivados. Só as empresas que compreendem isso se conseguem posicionar na linha da frente.
Coaching nas organizações – benefícios
Quais são então os resultados de um processo de coaching no seio de uma empresa?
O primeiro e mais óbvio é que os colaboradores se sentirem mais felizes. O que aliás é lógico: se se identificam com a missão da empresa o trabalho faz sentido para eles. Logo passam a trabalhar com muito mais motivação.
O segundo, que decorre do primeiro, é que o ambiente de trabalho melhora bastante. O que tem como consequência imediata mais motivação e empenho.
O terceiro, mas não menos importante, é que as capacidades de liderança são reforçadas, promovendo a melhoria do relacionamento organizacional.
Uma empresa com estas características é sem dúvida uma forte candidata à liderança no seu nicho de mercado. E é com empresas líderes que se estrutura um tecido produtivo robusto.
Ganha a empresa, ganham os colaboradores, ganha a economia como um todo.
Tudo isto recorrendo, a ferramentas elementares de Coaching como uma Roda da Vida ou o perfil comportamental ou a identificação e alteração de crenças limitadoras…
Algumas dessas ferramentas avaliam a satisfação do coachee em cada área da sua vida; outras identificam comportamentos dominantes. O princípio básico é o de mudar crenças limitadoras que os impedem de atingir melhores resultados e transformar as suas realizações.
Mas não te esqueças de que não há milagres.
Este processo envolve uma importante componente do coachee como apoio ao processo. O Coach oferece importantes 50% da garantia de sucesso do processo.
O Coach é apenas o guia para a mudança, não o seu autor.
E tu, o que tens feito para mudar a tua realidade da tua organização?
Grande Abraço,
Eduardo Torgal.
Sorry, the comment form is closed at this time.