Qual a diferença entre fazer Coaching a um Perfeccionista e a um Entusiasta?

0 Partilhas

A forma como orientas as sessões de coaching varia conforme a personalidade do cliente com quem trabalhas em determinada altura.

Para diferentes personalidades, precisarás de utilizar diferentes metodologias.

Substancialmente distintos entre si, os Perfeccionistas e os Entusiastas necessitam de abordagens bem diferenciadas.

 

Vejamos de que maneira diferem estas duas personalidades no que diz respeito aos procedimentos a haver para com cada uma delas:

 

O Perfeccionista

A par dos Controladores e dos Pacifistas, os Perfeccionistas pertencem à primeira tríade do Eneagrama (tríade do Instinto).

Neste grupo encontram-se as pessoas que valorizam a acção, e que são dotadas para a concretização.

Menosprezam o lado sentimental e desvalorizam a fase do planeamento, comparativamente com as restantes tríades emocionais e mentais.

Tal como o nome indica, estes coachees têm como principal motivação serem perfeitos em tudo que fazem, dizem e pensam. Têm natural aptidão para a correcção, sempre com vontade de emendar o que lhes parece estar errado. Todo o seu trabalho deve estar focado em flexibilizar.

O Entusiasta

Integrado no grupo dos Observadores e dos Precavidos, os Entusiastas integram a terceira tríade do Eneagrama (tríade Mental). Muito concentrados naquilo que está por vir, possuem excelentes capacidades para prever, antecipar e planear o futuro.

Permanentemente entusiasmados com a vida, são pessoas felizes por natureza. A sua atenção está quase sempre virada para os aspectos mais agradáveis daquilo que os rodeia.

Os entusiastas poderão parecer à partida clientes mais fáceis de satisfazer. Mas não te enganes… Podem muito facilmente fazer pensar que tudo está bem ainda que os seus progressos não sejam tão sustentados.

O coaching mais indicado para o cliente mais exigente

No caso do Perfeccionista, deves munir-te de conceitos sólidos e bem fiáveis, capazes de agradar e despertar a atenção. Ainda assim a tua missão deverá estar focado em desenvolver flexibilidade e que largue mão da rigidez.

Qual a diferença entre fazer Coaching a um Perfeccionista e a um Entusiasta?
Qual a diferença entre fazer Coaching a um Perfeccionista e a um Entusiasta?

Lembra-te que um perfeccionista não terá contemplações com sessões mal preparadas. É imperativo que empregues todo o rigor em cada sessão, pois só assim sentirá como igual e o rapport se establecerá. Ainda assim, com o tempo, o teu objectivo deverá estar em tornar as sessões mais leves e descontraídas.

No entanto nunca cedas à tentação do facilitismo, nem imagines que passará despercebida qualquer pequena incorrecção no teu trabalho. Se quiseres ser respeitado por um perfeccionista, tens de apresentar rigor nos teus compromissos.

O coach capaz de entusiasmar um entusiasta

O teu êxito será pleno se fores capaz de trazer concretização e foco a quem já vive entusiasmado.

Não te iludas pensado que é tarefa fácil.

Ser um entusiasta não equivale a ser simplório. Ainda assim o seu foco multi-tarefa pode fazer-te sentir perdido no processo de Coaching.

Vais ter de corresponder na exacta proporção à enorme alegria de viver que este tipo de personalidade apresenta. Isso implica muita criatividade, imaginação e engenho da tua parte. Constrói as sessões de forma positiva e optimista.

Encontra palavras e expressões capazes de suscitarem boas energias no espírito do teu cliente.

Os Entusiastas dão ênfase ao futuro, ainda assim muito do teu trabalho será trazê-lo para o presente e para uma projecção de futuro menos “caótica” e dispersa.

Nada de pintar cores sombrias na paleta destas pessoas que são o sol do mundo. Por outro lado não permitas que faça das tuas sessões mais emotivas um palco de futilidades disparatadas, pois poderás perder o sentido do processo de Coaching. Faz a separação entre entusiasmo e frivolidade sem permitir que a fronteira entre esses conceitos se dilua.

Também é muito importante manteres a noção de que o teu cliente Perfeccionista não é uma cópia dos outros Perfeccionistas. Da mesma maneira que o coachee Entusiasta não é idêntico a qualquer outro Entusiasta que possas ter nas tuas sessões.

Serve-te do Eneagrama para delineares padrões de comportamento e normas de conduta, mas sem uniformizares personalidades. Fica atento ao nível de consciência de cada um.

Lembra-te que no coaching cada pessoa é única, preciosa e inimitável.

 

Grande Abraço,

Eduardo Torgal.