PNL no Coaching: O Que é?

0 Partilhas

Tu sabes dizer com clareza como a PNL pode ser uma chave no Coaching?


O PNL pode ser um excelente complemento do Coaching.


A PNL permite-te tornar ainda mais prático no processo de coaching com o teu cliente. Uma das componentes da neuro-linguística estuda igualmente subjectivamente o comportamento do corpo. Ela apoia o estudo de como é que a mente funciona e como o corpo age ou reage.

No coaching pode ser uma peça fundamental, para a evolução do teu cliente e de alguns momentos chave do processo, compreender de que forma o não verbal actua.

O que é PNL?
O que é PNL?

É através de uma comunicação eficaz, envolvente, motivadora e com atitude que o coach consegue muitas vezes fazer passar ao cliente a técnica do exercício.

Saber influenciar as programações neurológicas através da linguagem é uma arma poderosa. Quando essa “arma” é usada para um maior equilíbrio de outra pessoa conseguimos usa-la para o bem. Se o Coaching ganha consistência com a PNL, a PNL ganha dinâmica com o Coaching. Por isso são naturalmente bons complementos…

PNL NO COACHING
PNL NO COACHING

Ter mais ferramentas pode ser essencial no momento certo.

Ter ferramentas para dar segurança pode não ser um bom caminho. Na verdade pode até aumentar a tua insegurança porque ter opções a mais vai distrair-te do essencial. A transformação do cliente. No entanto, quando tens o teu sistema seguro pode ser o momento certo para enriquecer a tua mala de ferramentas. E aí a PNL pode ser um excelente apoio.

Um dos motivos da PNL e do Coaching estarem tão ligados deve-se essencialmente ao facto dos seus fundadores  Richard Bandler e John Grinder terem introduzido o sistema de modelagem à transformação comportamental. Essencialmente eles fundamentaram parte do seu estudo a compreender e modelar as metodologias de terapia que emergiam nos anos 70 nos Estados Unidos e que tinham resultados concretos.

Os anos 70 vêm a ser um momento único para o desenvolvimento pessoal onde pessoas de várias regiões do globo e culturas se encontram refugiados da 2ª guerra mundial  e que nessa década começam a ter a oportunidade de mostrar as suas ideias. Bandles e Ginger e a PNL em geral acabam por ser bem afortunados nesse momento particular nos Estados Unidos. De resto, periodo esse onde o o próprio Eneagrama começa a dar os seus primeiros passos em relação ao que conhecemos hoje.

A modelagem e a PNL acabam por isso por trazer novas técnicas e ferramentas de sucesso que sustentam hoje muitos dos processos de Coaching motivacional e até transformacional.

Preparei um vídeo fantástico sobre COMO MEDIR OS RESULTADOS DE COACHING assim como material de apoio a este artigo.

 

Depois diz-me o que achaste aqui nos comentários.

 

Um grande Abraço

Eduardo Torgal