O Eneagrama, caráter e história de vida…

0 Partilhas

Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém.” Wikipedia

Na minha prática como Coach e facilitador de transformação uso a sabedoria do Eneagrama. E o Eneagrama mapeia 9 perfis de personalidade.

É frequente encontrar nas intervenções empresariais todos os perfis de personalidade dentro de um mesmo evento e onde invariavelmente se questiona a forma como mesmo perfis de personalidade podem ter comportamentos diferentes: Se eu sou um perfil tipo 1 – perfeccionista, como é que o João também pode ser? Nós somos muito diferentes…”

Eneagrama e identidade
Como o Eneagrama, carátrer e historia de vida influenciam a identidade

O Eneagrama e o perfil de personalidade

O Eneagrama é mais que um profile, é um mapa de crescimento. Ainda assim, o reconhecimento do nosso perfil de personalidade é sempre um momento marcante. Ele mostra-nos como nos comportamos mecanicamente, como usamos os nossos talentos (ou não usamos), e como transformamos as nossas maiores qualidades em defeitos pelo seu exagero.

Ele é um mapa que nos permite igualmente antecipar os nossos comportamentos sob stress e segurança e as compulsões que levam a tais movimentos. Nesse sentido a sua precisão e completude acaba por ser marcante para a experiência de cada um.

Como pode então o Eneagrama identificar duas pessoas diferentes como tendo a mesma personalidade? Quando falamos de personalidade falamos de filtro padrão. O filtro que está por detrás de todas as nossas ações.

Por isso o que analisamos com o Eneagrama são motivações, mais que comportamentos. Compreendemos com a personalidade formas de pensar, sentir e agir a as motivações base por detrás de tais manifestações. Naturalmente que quando entendemos os motivos ficam claros os comportamentos.

Quando analisamos padrões de comportamento em detalhe com o objectivo de definir um perfil de identidade ou antecipar comportamentos temos de agregar, para além da personalidade base mais 2 aspectos relevantes: O caracter e história de vida de cada um.

O Caracter e o perfil de personalidade

O caráter de cada pessoa inclui os seus valores, o seu código de conduta, as regras pessoais e aquilo em que acredita. Por esse motivo, pessoas que tenham valores e convicções distintas terão formas de agir distintas.

Por exemplo, se alguém é fanático de uma claque de um clube de futebol e outro é uma pessoa mais dada a eventos culturais, a sua forma de agir no dia a dia perante certos temas sociais ou desportivos irá mostrar comportamentos e intensidades distintas.

Da mesma forma que se um indivíduo valorizar segurança e o outro aventura eles manifestarão decisões distintas na compra do seu destino de férias. E esses motivos não estão condicionados pela personalidade.

Por ventura o perfil de personalidade é que colocam como filtro para  compreenderem (e aceitarem) os seus comportamentos e decisões. Esse filtro está regra geral inconsciente.

A História de Vida e o perfil de personalidade

Um outro aspecto é a forma como a história de Vida influencia a nossa forma de estar e de nos comportarmos. A nossa história de Vida traz-nos experiências, traz-nos conhecimentos, é recheada de pessoas que têm impacto das mais variadas formas.

Alguém que pela sua história de Vida profissional tenha dedicado muito do seu tempo e da sua experiência a salvar vidas humanas, é natural que esteja naturalmente disponível para ajudar outras pessoas com naturalidade, sem que isso esteja diretamente relacionado com a sua personalidade. Da mesma forma que se alguém foi vitima consecutiva de agressões verbais e diminuição do seu valor por um período de tempo, isso condicionará definitivamente a sua interação com as outras pessoas e consigo mesmo. Todas essas experiências condicionam de alguma forma as nossas respostas para com o ambiente.

E como o Eneagrama encaixa nesta dinâmica?

Como pode então o Eneagrama ter tanto impacto na definição do perfil de personalidade? O Eneagrama trabalha sobre 9 motivações base, 9 motivações base da personalidade, na generalidade das vezes inconscientes. Essa motivação é o filtro primário da forma como interpretamos acontecimentos da nossa Vida. São as nossas justificações internas, necessárias para nos sentirmos amados, respeitados e aceites por nós e por aqueles que nos rodeiam.

Conclusão

Assim sendo, na compreensão da personalidade teremos que sempre equacionar a história de Vida e o caracter do nosso interlocutor e conseguir isolar esses dados na interpretação do perfil de personalidade, compreendendo que os 3 em conjunto farão parte da identidade da pessoa.

Quando essas motivações são compreendidas e a personalidade é reconhecida, ganhamos o distanciamento suficiente para olhar com recursos para o nosso caracter e para a nossa história de Vida, aproveitando ao máximo os nossos talentos naturais sem as limitações de efeitos externos que nos condicionam de chegar mais perto do que verdadeiramente somos.