Diferença entre marketing directo e indirecto

0 Partilhas

Um dos grandes desafios dos Coaches é não entender muito bem como todo o negócio funciona.

Ou melhor… Compreender as diferenças entre o funcionamento deste negócio e os outros negócios.

Uma das grande diferenças é que o nosso negócio funciona de Marketing directo.

O Marketing indirecto é o que é usado pelas grandes marcas.

Uma Pepsi cola, por exemplo, faz publicidade através do Meci.

Faz-te sentir como se fosses iluminado como ele. Isto claro, se beberes Pepsi como ele.

A ideia desse Marketing é instalar em ti um desejo pelo produto.

Para que, quando tu chegas ao ponto de venda, no teu supermercado habitual, esse produto esteja exposto de determinada forma, e logo tu adquires a tua Pepsi.

Tudo certo. Qual a semelhança entre o nosso negócio e este? Nenhuma!

Diferença entre marketing directo e indirecto

O sucesso do trabalho como coach depende muito das técnicas utilizadas durante as sessões. Podes alcançar a liberdade financeira, mas é essencial dominares na perfeição todas as estratégias que estiverem ao teu alcance.

Que tipos de marketing existem?

Normalmente fala-se de dois segmentos diferentes: o marketing directo, e o indirecto. Embora cumpram objectivos semelhantes (fidelização, angariação de novos clientes, aumento de lucros), na prática diferem na forma como funcionam.

Marketing indirecto: No sistema indirecto a mensagem publicitária é transmitida de forma não directa. Tenta-se capar a atenção inconsciente do consumidor levando-o a adquirir determinados bens ou serviços. São exemplo as alusões (mais ou menos veladas) a marcas de refrigerantes, snacks e outras difundidas em filmes, telenovelas, etc.

Estas técnicas também podem ser colocadas ao serviço de um coach com razoável poder financeiro para financiar publicidade oculta. Ou através da publicidade de boca (clientes satisfeitos com o serviço do coach aconselham-no a outros potenciais clientes).

Marketing directo: Este é o mais utilizado no coaching, e centra-se na acção directa do profissional sobre o cliente. Neste sistema o coach direcciona os seus serviços de forma personalizada e diferenciada. Tratar cada cliente como um caso único é o melhor caminho para o sucesso de qualquer orientação psicológica, ou emocional. Para

usufruíres bons rendimentos deves ser muito bem sucedido naquilo que fazes. E estas estratégias ajudam-te nesses objectivos.

 

Técnicas de marketing directo mais comuns

As técnicas preferenciais são: Identificação, Diferenciação, Interacção, e Customização.

Na identificação deves reconhecer o potencial de cada cliente. Tens de avaliar até que ponto obterás bons resultados com determinada pessoa. Deves determinar o teu nicho de mercado para diferenciares os clientes nos quais podes de facto apostar.

Na diferenciação terás de estabelecer um tratamento personalizado para cada pessoa. Concede um estatuto único a cada um dos teus clientes. Aprofunda os conhecimentos sobre personalidade, gostos e tendências das pessoas com quem interages nas sessões. Só fortalecendo o conhecimento sobre o teu público alcançarás da liberdade financeira que tanto desejas.

A interacção é a forma como constróis a relação com o cliente em cada sessão. Do sucesso da interacção depende o bom resultado do teu trabalho. Mantém uma relação de comunicabilidade e partilha de opiniões com quem te procura.

Customização é a fase em que poderás agrupar diferentes estratégias de acordo com as necessidades de cada pessoa. Poderás oferecer um pacote de serviços diferente para cada tipo de cliente. Não caias na tentação de generalizar, mas terás a vida mais facilitada se contares com alguma organização nos teus esforços.

Se souberes fazer um correcto uso destas técnicas obterás êxito profissional. Lembra-te que os bons resultados chegam sempre como resultado do trabalho bem direccionado. Para a tua liberdade financeira ser duradoura terás que te empenhar verdadeiramente naquilo que fazes.

Não receies procurar aconselhamento ou pesquisar informações que consideres relevante neste campo. Tira bom proveito daquilo que o mercado tem para te oferecer, e serás um coach de sucesso.

Não te esqueças de deixar o teu comentário com dúvidas e sugestões.

Grande Abraço,

Eduardo Torgal.