Como Coaching com identificação do Perfil de Personalidade pode fazer a diferença

0 Partilhas

Como Coaching com identificação do Perfil de Personalidade pode fazer a diferença

 

Ouve-se falar muito em coaching e na sua inegável importância para aprofundar o potencial a nível humano, profissional e/ou social. Orientar os métodos de análise de forma personalizada é a chave do sucesso deste estudo de crescimento individual. A seguir vamos saber como é que Coaching com identificação do Perfil de Personalidade pode fazer a diferença:

O que é o Perfil de Personalidade

Nesta vertente, o Coach orienta o Coachee (cliente) num estudo delineado propositadamente para responder às suas características individuais. A maior vantagem desta forma de abordagem é que cada pessoa explora mais intensamente as vertentes que lhe dizem concretamente respeito.

 

Maior rapidez

Em vez de perder o tempo precioso em estudos e comparações de situações úteis com pessoas diferentes, ou indicadas em contextos distintos, o Coach ao optar por personalizar os seus métodos de trabalho procede à economia do seu tempo e do seu cliente. Alcançar resultados de forma rápida é sem dúvida uma mais valia e muito embora se diga que depressa e bem não há quem, desde que se proceda a um estudo intensivo sobre as particularidades de cada Coachee, é possível conseguirem-se excelentes resultados em muito menos tempo.

Sucesso durável

As sessões com um Coach podem redundar num sucesso momentâneo que acabe por se esbater em pouco tempo. E isto na maioria das vezes ocorre devido a uma orientação muito generalista dos processos de coaching. O que serve para algumas pessoas (mesmo que essas pessoas sejam a maioria) não serve forçosamente para todas as pessoas. Por muito bons que os métodos de coaching de um Coach possam ser, eles de nada adiantarão se não forem aplicados correctamente em cada caso. É imprescindível que a individualidade do cliente seja reconhecida e tida no devido valor, pois só assim se garante um resultado empreendedor.

Fazer a diferença

Como será possível fazer a diferença? Através do estudo da personalidade de cada indivíduo. Um Coach especializado possui a capacidade de apurar o potencial empreendedor de cada cliente, e sabe que cada caso é um caso. No mundo do empreendedorismo, a particularidade é um bem precioso, e o pódio é partilhado por individualidades que se destacam da amálgama comum. Procurar o que de melhor existe em cada pessoa e elevar esse melhor ao nível da excelência é a forma de distinguir um método óptimo de um medíocre.

Destacar o potencial individual

A personalização é a forma mais acertada de destacar o valor intrínseco de cada um de nós. Não poderemos ser todos melhores nas mesmas áreas de saber, nem poderemos todos nos nivelar pela mesma bitola no que diz respeito a talentos e vocações específicas, mas podemos ser cada um de nós o melhor empreendedor dentro da sua área própria de valor. Essa é a maior importância do estudo da personalidade.

 

Por isso se estás a pensar fazer ou estás já a fazer um processo de coaching, procura que o teu Coach defina métodos de trabalho especialmente concebidos para ti e pensados única e exclusivamente para a tua forma de ser e de estar na vida e no trabalho. Não te conformes em ser uma fotocópia de ninguém e não admitas ser tratado como tal. Se o teu Coach não se mostrar à altura, não hesites e opta por procurar um novo Coach. Lembra-te que és um ser único e insubstituível. E assim deve ser o trabalho feito em prol do teu potencial.

 

Não te esqueças de deixar o teu comentário com dúvidas e sugestões.

Grande Abraço,

Eduardo Torgal.