Coaching em Grupo: Será que dá certo?

Uma realidade cada vez mais frequente

Cada vez se vê mais pessoas a falarem de coaching em grupo.

Até que ponto isso pode ser útil? Verdadeiramente teremos resultados de sucesso?

Existem vários métodos de fazer coaching em grupo e todos dependem da dimensão do grupo e dos objectivos finais.

Será que é vantajoso?

Se queres saber se dá certo ou não este tipo de coaching, confere os pontos positivos e os pontos negativos do processo e depois, claro, tiras as tuas conclusões.

Ok, estavas à espera de um sim ou de um não?

Claramente não te posso dizer isso. A conclusão final será tua e fruto da tua reflexão.

Posso entretanto adiantar-te que entre 2005 e 2008 desenvolvi com muito sucesso esses grupos de trabalho, e que até hoje guardo com essas pessoas uma proximidade, tal foi o nível de impacto dessas ações…

Coaching em Grupo
Coaching em Grupo

Quem costuma procurar este serviço?

Apesar de coaching feito em grupo ser mais procurado por empresas, a realidade é que qualquer grupo de pessoas que estão ligadas por algo podem usufruir das suas vantagens.

Podes ter como clientes, não apenas empresas, como também grupos carismáticos, grupos de estudo, grupos de pesquisa, enfim, uma panóplia de grupos que, provavelmente, nem te passava pela cabeça.

Disto isto fica a dica: podes ter como nicho um tipo específico de grupos. Por exemplo, podes te especializar em equipas desportivas.

Pontos positivos de coaching em grupo:

Como pontos positivos de coaching em grupo temos, acima de tudo, o conhecimento mais aprofundado de cada membro do grupo.

Basicamente vais passar, num processo de coaching, de colegas anónimos, para colegas que caminham com um mesmo propósito, mas com as suas diferenças a tornarem mais rica a experiência e a caminhada.

Aumentas também, com este processo, o nível de confiança da equipa. Quanto mais os membros se conhecem, maior interactividade e a capacidade de procurar o membro certo para cada tarefa é maior.

A interajuda aumenta, pois cada membro conhece melhor o outro e pode assim pedir ajuda naquilo que o outro faz bem e disponibilizar a sua ajuda quando o outro precisar, pois não está na praia dele.

Pontos negativos de coaching em grupo:

Muitas vezes podes te deparar com um grupo em que haja muita resistência, afinal as pessoas não se conhecem e estão num registo de trabalho mais voltado para a competição e não para a evolução em equipa.

Para conseguires iniciar o processo terás que usar ferramentas para quebrar o gelo. Esse processo poderá ser mais complicado em grupos onde a evolução de cada um é fundamental para a recompensa do seu desempenho.

Assim, se estás a trabalhar com um grupo onde todos trabalham com o mesmo objectivo e todos são recompensados de forma igual, o processo poderá ser mais simples.

Por outro lado, se o teu grupo de trabalho tem recompensas de acordo com os objectivos alcançados, terás um trabalho acrescido.

É complicado falar em pontos negativos de coaching em grupo de forma genérica. Cada nicho tem as suas características muito específicas.

Ser coach com especialização em grupos é muito genérico, pois dispersa e não te permite evoluir como um expert. Como em várias outras áreas do Coaching deves criar o teu nicho. De resto já deves estar cansado de me ouvir falar sobre isso em diferentes videos no youtube e mesmo em artigos aqui no blog.

Queres saber como criar não apenas equipe, mas uma equipe vencedora?

Clica AQUI para conferires as dicas de ouro que separei para ti sobre esse tema!

Eduardo Torgal.