COACHING E A CRISE NOS RELACIONAMENTOS – COMO A TÉCNICA PODE AJUDAR

Todos os que passam pela expectativa do matrimónio, com toda a certeza já ouviram algum amigo ou familiar alertar sobre as dificuldades que se adivinham fruto dessa decisão.

O facto é que essas pessoas, infelizmente, não estão erradas.

Conviver em harmonia, respeitar as diferenças do outro e as necessidades e particularidades do parceiro, e ao mesmo tempo respeitar a sua identidade é um dilema que muitas vezes se converte em desacordos e discussões que tomam conta do dia-a-dia.

E é aí que está todo o problema.

O casal que se acomoda na mesmice das brigas acaba por criar – mesmo sem perceber -, um ambiente alheio aos sentimentos que os uniram no início: Amor, respeito e admiração.

Nesse ponto crucial, os parceiros devem decidir se vão fazer parte do fracasso das estatísticas e cair em mais um divórcio ou se vão lutar novamente pela busca da felicidade. Em muitos casos essa é a oportunidade de recriar a relação e elevar para um novo patamar de harmonia.

Como vencer os desafios de viver a dois.

Mesmo tendo como objectivo recuperar a “vida a dois”, o Coaching com Eneagrama traz a oportunidade de procurar identificar os desafios da personalidade e como ela se relaciona com a personalidade do parceiro.

Essa é uma das soluções possíveis para entender o que deve ser reparado, valorizado ou transformado na vida do casal.

O importante aqui é posicionar essas duas pessoas para uma nova perspectiva de passado, presente e futuro, ajudando-os a compreender o motivo do desgaste, assim como a possibilidade de um novo amanhã.

Aplicações no dia-a-dia para melhorar o relacionamento 

Técnicas efectivas e perguntas poderosas. É dessa forma que o Coaching age em prol da união, promovendo o autoconhecimento necessário para que cada um entenda qual é o seu papel na relação e o que pode fazer para atingir uma maior maturidade diante das situações boas e ruins.

Eu acredito que uma das chaves das relações saudáveis se prende com o auto-conhecimento.

Quando nos respeitamos estamos prontos para respeitar o outro. O ponto chave por isso desses processos está em reviver a importância de um diálogo respeitoso e provedor de SOLUÇÕES. Que acontece desde que o respeito pelo próprio e o outro estejam presente.

A interação deve acontecer de forma pacífica e aberta, ou seja, sempre respeitando o direito do outro de falar, expor os seus pontos de vista, os seus sentimentos, ouvindo o seu parceiro ou parceira na essência e procurando o verdadeiro entendimento.

Qual o papel do Coaching em melhorar relacionamentos?

Como Coaches, devemos lembrar de que a nossa ajuda profissional é apenas um caminho.

O resultado final depende única e exclusivamente da boa intenção de cada uma das partes que compõe o casamento.

Resultados Comprovados

Para perceberes na prática os resultados da aplicação de Coaching nos relacionamentos, convido-te a assistires ao programa da SIC – Casados à Primeira Vista, onde faço parte de uma equipa de técnicos com o objectivo de influenciar positivamente o matrimónio de um casal que casou sem se conhecer. E compreenderás que mais que intervenções sobre a relação a chave está em proporcionar o seu auto-conhecimento e respeito.

Tudo o que estás prestes a assistir, são resultados comprovados de aplicações técnicas na rotina de duas pessoas que lutam para alcançar o amor e respeito mútuo. Quando assim é, o Amor começa a manifestar-se. Quando não, arrastam-se nas relações e repetem padrões.

Para saberes mais sobre o programa, assim como sobre o meu trabalho como Coach em Relações, clica AQUI!

De seguida, convido-te para uma reflexão:

O que tens feito para salvar o TEU relacionamento?

Abraços e até já,

Eduardo Torgal.