O Coach pode variar o preço por causa do objectivo?

0 Partilhas

Esta é uma questão que paira nas mentes de muitos Coaches.


Será que Coach pode variar o preço, de acordo com o objetivo de cada Coachee?

 

A resposta pode ser sim ou não. Tudo vai depender de ti e da forma como fazes a abordagem a cada coachee e de como ele vai definir os seus objetivos.

 

Vamos por partes:

 

Quando pode ser um não?

O Coach pode variar o preço por causa do objectivo?

Quando vais às compras de um alimento, ninguém te pergunta que tipo de receita vais fazer para pagares de acordo com o teu objetivo. Trazendo este ponto de vista para o coaching, se tens o teu nicho muito bem definido e propões um pacote de coaching com um objetivo, por exemplo, mudança de carreira, esse pacote deve ser igual em valor para todos os coachees.

 

Não faz sentido propores um valor de acordo com a carreira que cada um escolheu. Mas uns coachees precisam de um tipo de acompanhamento diferente de outros…

 

Pois é, por isso é importante ter programas bem definidos em termos de intervenção e timing e, provavelmente, alguns coachees poderão precisar de atingir esses objetivos de forma parcial e terás oportunidade de, ao final do primeiro processo, vender outro pacote de coaching para eles.

 

Repara, quando um cliente teu foi bem-sucedido com o acompanhamento que teve contigo, vai passar a palavra, certo? Todos falamos de preços, não queres que, pelas tuas costas comecem a falar que, para o mesmo, pagaram valores diferente… Isso não é um bom caminho.

 

Quando pode ser um sim?

O Coach pode variar o preço por causa do objectivo?

Simples: nichos diferentes podem ter preços diferentes.

 

Alguns nichos de trabalho são mais morosos, envolventes e precisam de uma abordagem distinta. Claramente, também vão necessitar de pacotes específicos, porque apresentam um timing e um propósito diferente.

 

Não trabalhamos da mesma forma e a exigência é completamente diferente, se o nosso coachee é o CEO de uma empresa ou uma pessoa que quer aumentar a sua performance no ginásio. Aí os objetivos são completamente diferentes e os preços podem variar, sem problema. É essencial que essa distinção fique também clara para o cliente.

 

A decisão é apenas tua!

 

Efetivamente poderás pensar que faz todo o sentido o que acabaste de ler, porém chegou a hora de desconstruir a tua linha lógica de pensamento:

 

A tua hora de trabalho tem valores diferentes, de acordo com a pessoa que tens à tua frente?

 

Sim, sem dúvida que algumas sessões vão exigir mais de ti que outras, poderás responder, mas no final, estás ali, independentemente de quem é o teu coachee, com toda a tua energia, com todo o teu ser e com toda a bagagem de aprendizagem que fizeste até a esse momento. Porque haverão uns de pagar mais pelo teu tempo que outros? Aqui a questão chave que se coloca é a diferença entre preço e valor. O preço é Coach que faz, valor é o cliente que identifica. A ideia é que ambas se possam aproximar ao máximo para que tanto tu como cliente possam estar satisfeitos com o acordo.

 

Enfim, procuravas uma resposta concreta, certo? O meu objetivo aqui é que encontres tu a tua resposta.

 

Espero que, ao acabares de ler, fiques a pensar, refletir e, claro, que te surjam mais questões pertinentes para continuares a crescer como coach e, principalmente, como ser humano.

 

Deixa o teu comentário, as tuas questões e partilha, partilha, partilha. É esta dinâmica que nos permite a mudança de cada dia para um mundo melhor.

 

Preparei um artigo fantástico sobre o Posso dar descontos no processo de coaching? , assim como material de apoio a este artigo.

 

Depois diz-me o que achaste aqui nos comentários.

 

Um grande Abraço

Eduardo Torgal