O que é Business, Executive ou Life Coaching

Qual é o segredo para atingir objetivos? 

Coaching: um processo para te levar do ponto A, o estado actual, para o ponto B, o estado desejado. Como? Transformando!

Este artigo tem como propósito fazer um “back 2 basis”. Em 2004 passava cerca de 20 minutos a explicar o que é o Coaching. Creio que hoje passo 3 vezes mais esse tempo a explicar o que não é.

Bom, ainda assim, creio sempre relevante no momento em que vivemos fazer uma definição mais técnica.

O Coaching está cada vez mais na moda e por isso urge descrevermos conceitos para que não se perca a sua essência.

O Coaching surgiu no ramo desportivo e foi levado para o campo profissional, e só nos anos 90 é que começou a surgir o coaching dedicado ao desenvolvimento pessoal, muitas vezes referido “Life Coaching”.

Mas coaching vai ser sempre um processo de transformação pessoal que conduz a um estado desejado, mesmo dentro de uma organização. Mais à frente neste artigo explico-te porquê.

Business, Executive e Life Coaching
Business, Executive e Life Coaching

O Life Coaching – um processo pessoal e individual

O Life Coaching é um processo muito específico. Aliás, pode-se mesmo afirmar que, antes de teres qualquer especialização e um nicho bem definido, deves compreender-te, técnicamente, como um Life Coach.

Porquê?

Porque assim terás a habilidade de ir directamente ao fundo da questão, conhecer a realidade actual do teu coachee e ser o potenciador de uma mudança interna que trará resultados efectivos e mensuráveis.

Um processo de coaching de vida passa, acima de tudo, pela preocupação do coachee a nível pessoal e pelas suas metas pessoais, o seu equilíbrio pessoal e emocional.

O que é Business Coaching

O Business Coaching está directamente voltado para a empresa. Claro que é aplicado nos colaboradores, porém, o foco é trazer resultados concretos – que no mundo dos negócios quer dizer mais dinheiro, mais rendimento – para a empresa.

Como deve ser feito?

Vendo como a empresa está actualmente e o estado desejado para essa empresa.

A transformação pode apresentar várias formas, como a conquista de novos mercados, a elaboração de novas estratégias, a criação de uma equipa mais motivada e empenhada, a formação de líderes e muitos outros aspectos mensuráveis e conquistáveis dentro dos prazos estabelecidos.  

Business, Executive e Life Coaching
Business, Executive e Life Coaching

O que é Executive Coaching – um trabalho individual, com um objectivo empresarial

A maior parte das vezes um processo de coaching que é comprado por uma empresa, para um colaborador, com vista a uma determinada conquista. Pode ser, por exemplo, aumentar a sua performance em 30%.

Até que ponto coachee estará interessado nesse processo?

Nem sempre é imediato a sua motivação e interesse em participar. Muitas vezes os coachees são líderes organizacionais e precisam de alavancar a sua performance para um patamar mais elevado. Ainda que muitas vezes não compreendam, num primeiro momento, que a sua performance pode ser melhorada.

De certa forma, ao crescerem, toda a sua equipa vai ser levada com ele, aumentando assim o rendimento efectivo da empresa. Por esse motiva as organizações são regra geral os “patrocinadores” do processo.

Esse processo de coaching já tem um objectivo definido por terceiros e que o coach tem que integrar no seu programa de Coaching.

Muito provavelmente o que o coach vai fazer com o seu coachee, será mais um coaching de vida.

Porém, não obstante o trabalho que tem que ser feito a nível pessoal, é imperativo que se mantenha o foco nas expectativas da empresa. Só assim é que o processo terá um RESULTADO SATISFATÓRIO e apreciado pelos “patrocinadores”.

A arte deste coaching é mesmo a capacidade que tu, o coach, terás em unir os dois processos, sendo fiel às necessidades do coachee e tendo como linha condutora os objectivos da empresa contratante.

E tu?

Como equilibras essas duas expectativas?

Grande Abraço

Eduardo Torgal.