# Vídeo 9 – E Se…O Cliente Fala Demais…

E quando o cliente fala demais…

Nas sessões de coaching pode acontecer que o teu cliente sinta uma vontade incontrolável de falar. Talvez o teu cliente sinta necessidade de desabafar com alguém que não o julga e que aceita as suas formas de perceber a realidade.

Mas nem sempre escutar clientes em loop e queixas garante progresso no programa de Coaching. Por esse motivo torna-se essencial ter estratégias para interromper o teu cliente e seguir com o plano de Coaching.

A quebra de rapport ou empatia é uma das estratégias essenciais para interromper este processo. Seja pela repetição de palavras sequencialmente, ou alterar o ritmo das respostas ou mesmo estratégias mais radicais como olhar para o relógio, etc.

Eu pessoalmente prefiro evidenciar o comportamento permitindo ao cliente dissociar-se do mesmo e avaliar o que pode estar a levar a esse comportamento. Quem sabe se daí possam vir novas matérias para o nosso processo de Coaching.

Então, sempre que o teu cliente entrar em discurso permanente avalia a pertinência do mesmo e sempre que necessário interrompe com estratégias adequadas e volta ao caminho do processo de Coaching.

cover-9-vd

Quer ter em primeira mão acesso aos nossos documentos, vídeos e oportunidades? 

Registe-se acedendo AQUI e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Coaching e Eneagrama.