# Video 20 – Sessão Zero – Como Estruturar?

O cliente quis saber mais sobre ti e o teu trabalho. E agora?

Agora é momento chave do processo de Coaching. Se ele não correr da melhor forma, ele termina aqui. Para ti e para ele. Para ti é importante que corra bem mas é ainda mais importante para o teu cliente.

Ele escolheu estar ali. As suas expectativas estão altas. É importante que a tua condução o possa ajudar a decidir por avançar pela sua transformação. Para ti representará mais um cliente. Para ele uma mudança na sua vida.

Na verdade, se ele for um Avatar teu (esta temática falámos no post sobre segmentação, CLICA AQUI para saber mais) o mais certo é que ambos concordem em avançar na parceria.

No nosso modelo Eneacoaching chamamos à sessão inicial, Sessão Zero. Por 3 motivos chave:

  • Primeiro porque é a única que recomendamos não ser remunerada.
  • Segundo porque é o inicio de todo o processo.
  • E terceiro, porque pode ser a última se não for bem conduzida 😉

Esta é a sessão que deverás estar altamente treinado para facilitar. Esta sessão pode fazer a diferença em estares a fazer tudo bem e não teres clientes. Por isso tens de ser especialista e aperfeiçoar permanentemente a tua Sessão Zero.
Uma condução para uma Sessão Zero ideal deve ter alguns ingredientes:

– É essencial que as pessoas que te encontram estejam “selecionadas” como potenciais clientes. Sob risco de estares a adaptar permanentemente uma realidade que pode não ser a dos teus verdadeiros clientes.

– É fundamental teres um método. Este ponto pode fazer a diferença. Temos um artigo só com esta temática. Para saber mais CLICA AQUI. O método facilita a decisão por parte do cliente. Sem ele a sua decisão será demasiado ponderada, por norma acaba com adiamento de avançar.

– É importante teres um numero predefinido de sessões. Lembra-te que o teu cliente também está a avaliar a dimensão do investimento e que retorno poderá esperar.

– O cliente procura ter um alto impacto. Ninguém gosta decidir, menos ainda uma decisão que envolve investimento. Por esse motivo o cliente precisa de sentir um alto impacto desde o primeiro momento para se sentir envolvido na transformação.

– É essencial que definas qual a periodicidade e quando poderás dar inicio ao processo. Se esta questão não está clara vê o artigo sobre a periodicidade ideal para as sessões – CLICA AQUI para ver.

Este é um momento chave tanto para a tua carreira como para o teu cliente. Prepara-o bem.

Quer ter em primeira mão acesso aos nossos documentos, vídeos e oportunidades? 

Registe-se acedendo AQUI e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Coaching e Eneagrama.