# Vídeo 18 – E Se… O Cliente Desiste do Coaching?

E se o cliente não leva o processo de Coaching até ao fim?

“Nem todas as pessoas estão disponíveis para levar a cabo um processo de transformação.” Esta é a resposta mais fácil. Mas não adianta muito…

Quando um cliente abandona a sua caminhada de transformação no nosso processo de Coaching surge a enorme oportunidade de pensar sobre o teu processo e metodologia. Pode até ser que no final nada se altere e que as condições da desistência do cliente não interfiram com o teu método.

No entanto o essencial é não ficar bloqueado nos SES e partir para o concreto. O que recomendo que faças é agendar uma reunião (não é uma sessão e postura deverá ser diferente) com o cliente e possas questioná-lo abertamente sobre o que poderá ter condicionado a sua desistência.

Vai para além da primeira resposta, geralmente é mais diplomata e cuidada que sincera. Essencialmente faz-lhe ver a importância da sua verdade para melhorar o teu próprio processo e ajudar ainda mais pessoas no futuro. Procura não fazer desta reunião uma recuperação de cliente. Conquista o feedback. Pode revelar-se valioso. Se o feedback justificar alterações da tua parte informa posteriormente o teu cliente dessas alterações.

Acima de tudo, aproveita cada feedback para apurar o teu método.

Acompanhe este e outros artigos no Blog da Eneacoaching em:

http://blog.eneacoaching.com/artigos/

Quer ter em primeira mão acesso aos nossos documentos, vídeos e oportunidades? 

Registe-se acedendo AQUI e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Coaching e Eneagrama.