# Video 15 – E Se…O Cliente Precisa de Terapia?

E quando o cliente precisa de terapia?

O que podes fazer no momento em que entendes que o teu cliente precisa de terapia?

A primeira coisa a fazer é avaliar com humildade o quanto te sentes preparado “técnica e humanamente” para lidar com a situação que o teu cliente te coloca. Entende que a figura e abordagem do Coach é distinta do terapeuta. E elas não devem ser confundidas.

Outra questão que também é importante avaliar, ainda que sejas competente profissionalmente para o fazer, será entender até que ponto o contrato te permite trabalhar com o teu Coachee a questão terapeuta (caso se trate de Coaching Executivo ou Business).

No primeiro instante o que deves fazer, com a sensibilidade necessária, é discutir abertamente sobre a tua percepção e avaliar com o Coachee como ele percepciona o mesmo cenário. Caso ele entenda que se encontra a necessitar desse apoio terapêutico deverás ter alguém da tua confiança a quem possas confiar a sua recuperação.

A decisão de pedir apoio terapêutico deverá ser inequívoca logo que as circunstâncias se confirmem, para que essa pessoa possa continuar o seu processo de equilíbrio e transformação.

Sugiro sempre que faças um acompanhamento com o teu contacto de forma a garantir que o teu Coachee não fique sem apoio em qualquer momento e que prossegue com acompanhamento.

Quer ter em primeira mão acesso aos nossos documentos, vídeos e oportunidades? 

Registe-se acedendo AQUI e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Coaching e Eneagrama.