# Vídeo 14 – Conflito De Interesses

E se o teu Coachee quer algo que vai de encontro aos interesses do teu Cliente?

Este fenómeno é possível de acontecer tanto no Executive Coaching ou Business Coaching e é um momento sensível e critico da tua carreira. Caso em algum momento te confrontes com esta situação é decisivo que ajas com coerência e ponderação.

Imagina, por exemplo, que o teu Coachee pretende trabalhar no processo de Coaching a mudança de emprego. Neste caso estás perante um problemático conflito de interesses.

Por um lado o teu Coachee merece o teu suporte e especialmente a tua confidencialidade, por outro lado quem está a patrocinar o processo é o cliente. Cliente que investiu nos teus serviços para aumentar o potencial do teu Coachee para que possa tirar ainda mais partido da sua performance.
A primeira coisa a fazer é informar o Coachee que estamos perante um conflito de interesses e que tens de preservar igualmente os interesses do teu cliente. Respeitando a confidencialidade e interesse do teu Coachee terás de informar igualmente a necessidade de respeitar os interesses de quem investiu no processo.

Geralmente isso é o suficiente para que a temática do Coaching se altere e que muitas vezes faça renascer no Coachee o interesse na organização, trabalhando-se no processo de Coaching os motivos do descontentamento ou motivação de querer sair.
Não sendo uma temática muito fácil de lidar, duas coisas nunca poderás deixar de lado:

  • Enfrentar a questão com frontalidade
  • Ser sempre coerente com os teus valores e com ambas as partes

PS: Sempre que possível prevê os conflitos de interesse no contrato de prestação de serviços e no contrato de confidencialidade que propões.

 

Quer ter em primeira mão acesso aos nossos documentos, vídeos e oportunidades? 

Registe-se acedendo AQUI e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Coaching e Eneagrama.