# Vídeo 12 – Life, Executive Ou Business

Que tipo de Coach Sou?

Quando pensamos em Coaching a primeira questão que se coloca é: Profissional ou Pessoal?
Existem as mais variadas formas de actuar como Coach. Coaching de carreira, coaching de relacionamentos, coaching de vendas, etc…

Mas quando pensamos em grande sectores de actuação do Coaching pensamos no exercício do mesmo sobre a vida pessoal ou profissional. Já deves saber que não me dou muito a discussões sobre estas teorias, ainda assim este post surge como resposta a perguntas recorrentes sobre que tipo de Coaching é a nossa certificação com a intenção de escolher qual caminho seguir.

Na nossa certificação trabalhamos tanto o Executive como o Life porque o nosso processo está baseado em método e as técnicas são adaptadas ao contexto e ambiente. Mas esse tema discutimos  em concreto e em detalhe noutros posts.

Bom, voltando ao tema, o Executive (profissional) e Life (pessoal) Coaching têm a sua distinção mais evidente. O Life trabalha aspectos da vida pessoal do cliente enquanto que o Executivo trabalha aspectos relacionados com a performance do indivíduo em contexto empresarial.
Naturalmente que por si só, esta distinção não assegura um segmento de negócio, por ser demasiado generalista. Essa temática abordámos aqui no post Video #5 Segmentação – Menos é Mais.

Uma outra distinção é o Business Coaching. Aqui falamos numa abordagem mais de sistémica organizacional em que a intervenção do Coach deverá garantir um resultado especifico para a organização. Habitualmente surge pela intervenção junto de um número de executivos, que terão acesso a programas de Executive Coaching individualmente (podendo haver intervenção em grupo igualmente, com propósito de partilhas ou quebra de padrões colectivos).

Hoje confunde-se, usa-se e abusa-se do conceito de Business Coaching para substituir o conventual mas menos atrativo termo de formação ou treino. É incorrecto chamar business Coaching a uma ação de treino ou mesmo a uma intervenção de 2 horas motivacionais no inicio do ano ou para fechar os resultados do mesmo.

Falar de temas de Coaching não é fazer Coaching, entenda-se.

Quer ter em primeira mão acesso aos nossos documentos, vídeos e oportunidades? 

Registe-se acedendo AQUI e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Coaching e Eneagrama.