# Vídeo 10 – E Se…O Cliente Salta Dos Objectivos

E se o cliente tem vários objectivos…

Se o teu cliente salta de objectivo em objectivo, isso pode condenar o seu processo de transformação. Os objectivos são instrumentos muito importantes para qualquer processo de Coaching. É nossa função respeitar o instrumento e usá-lo nos momentos mais relevantes. Não é por termos um martelo que tudo vira prego.

O teu cliente tem de pensar igual.
Uma coisa são expectativas outra coisa são objectivos. Deves usá-los em momentos diferentes do processo de Coaching. No nosso método 9 Passos da Eneacoaching usamos os objectivos num estágio mais avançado do programa e é um momento chave de todo o processo para evitar o risco do cliente querer saltar de objectivos prematuramente.

Agora, como podes lidar com o cliente quando ele tenta saltar de objectivo em objectivo?

A ideia é não permitir. Isso mesmo. Quando um cliente salta de objectivo em objectivo isso significa que ele não está suficientemente comprometido na progressão do processo, nomeadamente na progressão desse objectivo. Por norma isso acaba por afundá-lo numa variedade de actividades que não lhe permite obter a energia suficiente e o foco para concretizar.

Muitas vezes o saltar de objectivos é, inconscientemente, uma fuga da responsabilidade. E a nossa missão é trazer-lhe essa percepção e trazer o nosso cliente de volta ao foco e objectivo essencial para a transformação.

O essencial é garantir o resultado, e para assegurarmos esse resultado teremos de apoiar o nosso cliente.

Quer ter em primeira mão acesso aos nossos documentos, vídeos e oportunidades? 

Registe-se acedendo AQUI e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Coaching e Eneagrama.