Todo o Tipo 8 é como Donald Trump?

Todo o Tipo 8 é como Donald Trump?

O Eneagrama estuda 9 perfis de personalidade, as suas formas de pensar, sentir e agir.

É fácil antecipar o líder norte americano Donald Trump como um perfil Tipo 8 do Eneagrama – o Confrontador. Mas é fácil encontrar muitas pessoas com o mesmo perfil de personalidade que Donald Trump e que não se identificam em nada com o seu estilo, valores ou convicções. Então o que difere na verdade 2 pessoas com o mesmo perfil tipo 8 e quais as suas semelhanças?

Na sua base todas as pessoas de perfil Tipo 8 dominante pensam, sentem e agem, na sua percepção, de forma semelhante. No mundo interno a sua realidade é percebida e justificada de forma igual.

Ou seja, quando falamos de personalidade falamos de filtro base de cada pessoa. O filtro que está por trás de todas as nossas ações. Por isso o que analisamos com o Eneagrama são motivações, mais que comportamentos.

Compreendemos com a personalidade formas de pensar, sentir e agir a as motivações base por trás de todos os nossos comportamentos. A personalidade é como a “estória” que contamos para nós mesmos para aceitar nossas decisões e ações ou falta delas.

Para além da nossa personalidade tem também nossa história de Vida. E aqui reside a diferença de cada indivíduo. A nossa história de Vida influencia a forma como agimos, como construídos nos nossos valores e como nos relacionamos.

Alguém que pela sua história de Vida profissional tenha dedicado muito do seu tempo e da sua experiência a salvar vidas humanas, é natural que esteja ativamente disponível para ajudar outras pessoas com naturalidade, sem que isso esteja diretamente relacionado com a sua personalidade.

Da mesma forma que se alguém foi vitima consecutiva de agressões verbais e diminuição do seu valor por um período de tempo, isso condicionará definitivamente a sua interação com as outras pessoas e consigo mesmo. Todas essas experiências condicionam de alguma forma as nossas respostas para com o ambiente.

A nossa personalidade será uma vez mais uma salvação, uma forma de olhar por um determinado acontecimento e justificar o nosso “equilíbrio”.

Conclusão

Se queremos antecipar comportamentos e profiles, para além da compreensão da personalidade, teremos que sempre equacionar a história de Vida e o caráter dessa pessoa. Só assim compreendemos por completo a sua identidade.

No entanto, quando compreendemos as nossas motivações-base e a nossa personalidade é reconhecida, ganhamos o distanciamento suficiente para olhar com recursos para o nosso caráter e para a nossa história de Vida, ganhando o poder de os transformar e tornarmo-nos pessoas mais íntegras e completas.

A esse estado chamamos nível de consciência. Para bem do mundo dos nossos filhos façamos votos que algum milagre ocorra com o Sr. Trump.