Como líder com quantos paus constrói a sua canoa?

 

Como líder com quantos paus constrói a sua canoa?

Para muitos executivos manter a sua performance e garantir resultados ao longo da sua carreira é um desafio permanente. Para outros líderes no entanto este processo aparenta ser mais natural.

O que faz a diferença então nas canoas dos executivos que fazem a diferença?

Podemos dizer que a capacidade de influenciar, obter resultados e garantir performance de uma forma permanente é uma exigência de todos os executivos que marcam o seu tempo e as suas equipas. Eles marcam não só pelos seus resultados mas também pelo legado que perpetuam.

 Há cerca de 20 anos executivos que se destacavam nos seus mercados e no seu tempo nutriam um invejável equilíbrio entre a sua percepção emocional e mental. Sabiam com sabedoria equilibrar a sua visão com uma energia motivacional para conquistar as suas metas.

Será isso hoje suficiente para marcar a nossa era? Entendo que não! Entendo que essas capacidades não distinguem o líder de hoje, elas passaram a ser uma exigência para o líder de hoje. Então o que valida excelência e performance de excepção nos nossos dias?

 A nova era de liderança que hoje vivemos trouxe um extraordinário desafio para o líder moderno. Não basta entender como atingir as suas metas passou a ser essencial que ele se mova nas relações interpessoais com mestria.

E para isso acontecer ele necessita conhecer-se a si e aos que o rodeiam. É certo que está em voga dizer que nos devemos conhecer e conhecer os outros à nossa volta. Mas será isso válido para o executivo atual ou é mais uma moda que em breve todos esqueceremos?

 O Homem sempre se procurou em conhecer mais profundamente e conhecer os outros à sua volta. Hoje finalmente essa necessidade afeta o mundo executivo e por isso é cada vez mais comum o auto-conhecimento ser transportado para dentro das organizações.

Com o propósito válido de aumentar a performance dos líderes e das suas equipas são hoje diariamente introduzidos conceitos de auto-conhecimento como chave para lideranças de excelência. Existem diferentes e válidos métodos para o conquistar.

Entendo ser essencial existir um mapa que ajude a transportar para uma realidade mais pragmática empresarial toda a complexidade humana. Um mapa onde cada líder se reveja com objectividade e simultaneamente com respeito pelos seus talentos e as suas áreas de desenvolvimento, de tal forma que abra essa oportunidade perante os seus pares, subordinados e lideres. Na Eneacoaching usamos diariamente o mapa do Eneagrama e os seus 9 perfis de personalidade nessa descoberta pessoal e executiva.

Questionam-me muitas vezes em sistemas organizacionais mais estruturados se eu acho boa ideia que todos os líderes partilhem em grupo o seu perfil de personalidade. Eu geralmente respondo: “eles não conseguiriam resistir a não fazê-lo!” É mais que o auto-conhecimento que os move, é a curiosidade, é a procura de conhecer o outro, é o fascínio por conhecer alguém para além do seu desempenho.

E quando os líderes abrem a sua perspectiva para além do que é visível e observam com respeito e admiração os seus pares tornam-se capazes de gerar performance de excelência com as suas equipas, garantindo resultados excepcionais e sustentados.

Com quantos paus constrói a sua canoa?

com quantos paus constroi a sua canoa

Com 9. São 9 os paus que constroem a sua canoa da liderança. São 9 os perfis de personalidade que o rodeia a cada dia e com os quais pode transformar a sua performance numa performance que marque o seu tempo e o seu mercado, levando a canoa da performance a atravessar os mais adversos rios que os mercados vão proporcionando.