Existem semelhanças na condução de Coaching entre o perfil Confrontador e Pacificador?

No ambiente empresarial, o coaching é cada vez mais importante para levar equipas à obtenção dos resultados desejados. Cada elemento de uma equipa é único e pode fazer a diferença em momentos essenciais.

Planear técnicas adaptada às características de cada perfil pode ser um trabalho duro, mas compensador para o coach. Afinal, cada indivíduo tem a sua personalidade a sua forma de ver o mundo.

 

No entanto, será que há táticas que podem ser semelhantes a perfis distintos?

 

O uso do Eneagrama aplicado ao Coaching

Praticar coach trata-se de guiar pessoas, de forma individual, para obter os melhores resultados no objetivo a que se propõem. A tua tarefa é oferecer ferramentas para aumentar as capacidades de autoconhecimento do teu avatar para depois conduzi-lo à transformação.

Para que os teus métodos façam realmente a diferença, é essencial que utilizes a sabedoria do eneagrama para destacar o potencial do teu avatar. Trata-se do estudo de 9 formas de pensar, sentir e agir para cada personalidade e está a ser cada vez mais utilizado no dia a dia do mundo empresarial.

Cada perfil é um desafio. É necessário aplicar técnicas únicas para cada pessoa que necessita dos teus conhecimentos.

 

Confrontador e Pacificador no eneagrama: o que os difere?

O confrontador é o tipo de pessoas que acredita que é através da força e do controlo que irá ser respeitado e aceite pelas outras pessoas. Ainda que esta convicção seja inconsciente, ela acaba por afetar definitivamente a sua interação com o meio ambiente.

Já o perfil pacificador acredita que tem de ser harmonioso consigo e com os outros. Tudo à sua volta deve funcionar com harmonia e, por isso, existirá uma necessidade de ter sempre esse equilíbrio à sua volta.

Quem interage com um confrontador irá estar exposto a um elevado grau de intensidade e expressividade, uma vez que lidará com uma pessoa que mostrará a sua determinação como característica primária. Cabe ao coach dar apoio apoiar nessa consciência para que não haja a utilização exagerada dessa energia, de forma que venha a ter um impacto negativo.

Existem semelhanças na condução de Coaching entre o perfil Confrontador e Pacificador?
Existem semelhanças na condução de Coaching entre o perfil Confrontador e Pacificador?

 

Já o pacificador estará preocupado em ter um ambiente de harmonia à sua volta. Tem uma dificuldade em confrontar ou dar respostas directas. Será, assim, necessário apoiar este tipo de avatar a ser mais impositivo, a partilhar o seu ponto de vista com os demais de forma a sair da sua zona de conforto.

 

A adaptação equilibrada que te vai levar ao sucesso

Conduzir um processo de coaching entre estas duas personalidades distintas pode ter semelhanças, uma vez que ambas têm a necessidade de controlo como característica fundamental.

Mas não te podes esquecer de que, apesar dos traços de semelhança, cada avatar é individual e precisará sempre de técnicas desenhadas especialmente para si.

Até porque, a solução para um pode muito bem agonizar o problema do outro.

 

Grande Abraço,

Eduardo Torgal.