Checklist para minha primeira sessão de coach

Olá coach. Este é o momento pelo qual trabalhaste durante todo o teu percurso todo o teu estudo como Coach: a realização da tua primeira sessão de coaching. Na nossa metodologia Eneacoaching nós denominamos essa sessão por “sessão zero”.

É o inicio de tudo.

 

Por esta altura é natural que tenhas algumas ideias quanto à melhor forma de levar este momento que marca o pontapé de saída da tua carreira de coaching mas, ainda assim, é também comum que ainda sintas alguns medos e dúvidas sobre a forma como a sessão deve ser gerida.

 

É para te ajudarmos com este momento que vamos analisar os momentos que deves ter na tua checklist, no momento de dares este passo.

 

Assim, para conseguires uma sessão memorável de coaching, as nossas recomendações são as seguintes:

 

1. Considera a importância da sessão

 

Antes de iniciar a tua primeira sessão, deves recordar que esta é uma sessão de impacto e que será o primeiro momento com o teu cliente a criar a impressão que perdurará por todo o período de coaching.

 

2. Não te desvalorizes. Ou melhor Valoriza-te!

 

Não cobres menos pela sessão por sentires que és inexperiente. Em vez disso, cobra um valor regular e garante que a tua sessão vale cada cêntimo do preço.

 

3. Ouve o teu cliente

 

O primeiro passo, já dentro da sessão, será prestares atenção ao teu cliente. É muito importante ouvir as suas necessidades e expectativas nos diversos aspetos da vida. Não deixes que o teu entusiasmo castre o cliente, a ponto de este não falar sobre o que procura. Escuta mais. Toda a gente adora falar.

 

4. Anota os pontos importantes

 

Não confies demasiado na tua memória. É importante que anotes os principais pontos do que o cliente pretende para mais tarde recordar. Importante: informa o cliente que vais fazer isso…

 

5. Explora as necessidades do cliente

 

É importante garantires, nesse primeiro momento, que o cliente refere todas as suas preocupações, tornando-se necessário questionar se existe algo mais a incomodar o teu cliente.

 

6. Mostra empatia

 

Os clientes procuram no coaching alguém que seja sensível às suas necessidades e, neste sentido, torna-se muito importante que demonstres empatia para com as preocupações do cliente. Por norma, quando o cliente não sente esta empatia, tende a adiar a decisão ou procurar outro coach com o qual se sinta mais relacionado.

 

7. Repete os principais pontos

 

Depois de ouvires e compreenderes os problemas e necessidades do teu cliente, repete-os para que ele se reveja. Desta forma, estarás a garantir que percebeste tudo da forma mais correta. Este é, portanto, o momento da confirmação.

 

8. Faz o despiste das barreiras

 

Na resolução de qualquer problema, o cliente e o profissional de coaching irão encontrar barreiras que necessitam de ser identificadas e ultrapassadas. Assim, num primeiro momento de contacto, é também importante questionar quais são as potenciais barreiras que vão surgir no caminho do trabalho de coaching.

 

9. O momento chave: Quando vamos avançar?

 

No decorrer da tua sessão terá de haver um momento que falas do teu valor, do teu programa e como tudo se irá realizar. É essencial preparares este momento para que ele te seja natural.

 

10. Repete o teu modelo de sessão.

 

Para que possas ser cada vez mais consistente nos teus resultados e medir a sua evolução neste momento tão importante é essencial que tenhas um método para conduzir a tua sessão. Isso irá dar-te métrica e resultados. Na nossa metodologia, por exemplo, nós temos como conduzir a sessão primeira sessão, passo a passo porque sabemos o quanto isso pode ser decisivo. 

 

Seguindo estas 10 recomendações no primeiro momento de contacto com o cliente a tua primeira sessão será, certamente, um sucesso.

 

Um Grande Abraço,

Eduardo Torgal

 

  • Cezar Camargo

    Interessante!