Avaliação 360º: O que é e como funciona

O Poder do Feedback

O coaching nas organizações é uma área de estudo que tem ganho cada vez mais destaque nos últimos anos, tendo como principal objetivo ajudar profissionais de qualquer área a maximizar o seu potencial.

Nestes casos, o coach, ajuda a construir algo no mundo real que já existe nos pensamentos dos teus clientes.

Avaliação 360: O que é e como funciona
Avaliação 360: O que é e como funciona

Como coach exploras o que está inconsciente sendo que, o cliente é que acede essas mesmas respostas.

No entanto, o termo coaching não pode ser confundido com terapia, consultoria ou trabalho motivacional. São vertentes completamente diferentes.

Tu de facto incentivas e motivas os teus clientes mas não procuras respostas. Tu crias as perguntas, és apenas o veículo para se chegar a uma nova solução.

O coaching pode ser trabalhado em termos pessoais, relacionais, organizacionais, entre outros.

O coaching nas organizações é uma ferramenta poderosíssima na gestão estratégica ou avaliação de pessoas. A avaliação 360 é um exemplo bastante prático onde se podem aplicar as técnicas de coaching.

E agora é o momento em que estás a ler isto sem saber o que é uma Avaliação 360, ou como poderás aplicar as técnicas de coaching com esta ferramenta.

Pois, então eu passo a explicar.

O que é a Avaliação 360º?

A Avaliação 360 ou Feedback 360 tem como principal objetivo potenciar o desenvolvimento das competências pessoais dos colaboradores de uma organização.

E como é que isto é feito?

Através do feedback, que pode ser dado por várias fontes ao redor desse mesmo colaborador. Pode ser avaliado pelos seus colegas de trabalho, superiores, clientes, fornecedores, entre outros. Neste processo é também incluída a auto-avaliação do individuo em análise.

E como é feito o Feedback 360?

A Avaliação 360º é feita de forma muito simples:

São entregues questionários com perguntas específicas relativamente às competências que a organização considera essenciais para se atingirem os objetivos estratégicos da mesma. Estes questionários são entregues a pessoas previamente escolhidas, incluindo o indivíduo que irá ser avaliado.

O objetivo é dar ao avaliado a oportunidade de identificar os pontos em que pode melhorar, para obter níveis de desempenho maiores.

Avaliação 360: O que é e como funciona
Avaliação 360: O que é e como funciona

Onde é que entra o coach afinal?

O coaching é bastante importante neste tipo de avaliação para promover e difundir as melhorias necessárias tanto individualmente como em grupos de profissionais.

E é aqui que tu entras!

Tu podes ajudar os avaliados a encontrar quais são as suas maiores dificuldades, identificar soluções para contornar as que foram identificadas no relatório final de 360 e ainda, identificar os principais pontos fortes.

Podem ser fatores externos ao conhecimento do avaliado, que até agora não tinha percebido de forma clara. Isso é de resto muito frequente.

Assim, o avaliado conhece-se com mais detalhe e maior profundidade.

O coaching é uma forma brilhante de auto-conhecimento e de melhoramento das competências em grupo ou individualmente, melhorando os relacionamentos interpessoais e o ambiente organizacional.

E tu tens o poder de fazer as perguntas certas, através de um método extruturado, para os teus clientes descobrirem as respostas para a sua nova performance.

Aproveita essa vantagem. Usa-a!

Lembra-te também: tu és o teu próprio coach.

Por isso mantém presente que podes sempre melhorar ainda mais a tua performance profissional enquanto Coach.

Estás preparado para colocar os seus ensinamentos em prática?

Aproveita e inscreve-te no Workshop “Como Conquistar a Tua Liberdade Financeira Através do Coaching!” 100% ONLINE e 100% GRÁTIS.
????????????

http://bit.ly/2DMHpDI

Boa sorte e boas sessões!

Grande Abraço

Eduardo Torgal.